Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso

Transtorno Explosivo Intermitente TEI

São indivíduos que pela incapacidade de gerenciar seus impulsos agressivos, são levados a ter comportamentos agressivos, ataques de fúria, completamente desproporcionais. Qualquer que seja a natureza da agressão é comum o paciente sentir arrependimento, vergonha, culpa ou tristeza após a explosão.


Critérios diagnósticos segundo o DSM-5

A- A explosões de raiva característica do TEI são classificadas em dois tipos: “leves” ou “severas”. As chamadas explosões “leves” são ameaças, xingamentos, ofensas, gestos obscenos, ataque de objetos e agressões físicas sem lesão corporal. Elas precisam ocorrer com uma frequência média de 2 vezes na semana por um período mínimo de 3 meses.
As explosões mais severas são destruição de propriedade/patrimônio e ataques físicos com lesão corporal e precisam acontecer ao menos 3 episódios dentro do período de um ano.

B- A magnitude de agressividade expressa durante as explosões recorrentes é grosseiramente desproporcional em relação à provocação ou a quaisquer estressores psicossociais precipitantes.

C- As explosões de agressividade recorrente não são premeditadas (ou seja, são impulsivas e / ou decorrentes de raiva) e não têm por finalidade atingir algum objetivo tangível (por exemplo, dinheiro, poder, intimidação).

D- As explosões de agressividade recorrentes causam sofrimento acentuado ao indivíduo ou prejuízo no funcionamento profissional ou interpessoal ou estão associadas a consequências financeiras ou legais.

E- A idade cronológica é de pelo menos 6 anos (ou nível de desenvolvimento equivalente).

F- Os ataques agressivos não são devidos ao uso de substâncias (ex. álcool, drogas, medicamentos) e nem devido a qualquer outra condição psicológica (ex. transtorno depressivo maior, transtorno bipolar, transtorno psicótico, transtorno de personalidade antissocial, transtorno de personalidade borderline) ou médica (ex. traumatismo craniano, doença de Alzheimer)


Tipos de tratamentos oferecidos pelo PRO-AMITI / IPq-HC-FMUSP

• Acompanhamento médico psiquiátrico individual.
• Terapia em grupo na abordagem cognitivo-comportamental.
• Grupo Psicoeducativo. 
• Grupo de manutenção para os pacientes após o término do tratamento terapêutico.
• Grupo semestral de apoio ao familiar.
• Palestras psicoeducacionais abertas ao público.


Como sei identificar se tenho esse problema?

 

Obs: Nem todos esses aspectos necessitam estar presentes. O diagnóstico final de TEI somente ocorrerá após uma avaliação médica e psicológica.


Como iniciar o tratamento?

1- Fazer sua inscrição entrando em contato com o ambulatório PRO-AMITI pelo telefone 2661-7805 ou pelo e-mail hcgrupotei@gmail.com.
2- Você receberá um e-mail com um questionário a ser respondido. Todos os pacientes inscritos são contatados, caso este contato não aconteça solicitamos que o paciente retorne seu contato a fim de verificar se não há algum erro de cadastro em seus dados pessoais. 
3- Após ter respondido o questionário, aguardar o contato telefônico de um membro da equipe de TEI para uma entrevista de pré-triagem. A partir desta entrevista o profissional informará sobre as demais etapas do processo.
Obs.1: Somente pacientes acima de 18 anos e que preencherem critérios para o Transtorno Explosivo Intermitente poderão participar do tratamento. 
Obs. 2: Somos um tratamento de referência totalmente gratuito para o TEI e estamos inseridos em um hospital escola. Devido ao número extenso de procura, temos uma fila de espera durante todo o processo de triagem. 


Há tratamento para TEI fora da cidade de São Paulo?

Ainda não temos conhecimento de institutos e profissionais que tratem o TEI. Sugerimos que o interessado procure um psiquiatra e/ou psicólogo de sua região para que o diagnóstico seja feito. Nos colocamos à disposição do profissional de saúde mental para maiores informações sobre o transtorno e tratamento. 



PRO-AMITI
Serviço do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

R. Dr. Ovídio Pires de Campos, 785
São Paulo/SP - Brasil - CEP 01060-970

+ 55 11 2661-7805

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO:
Segunda até quarta: 10h às 16h - Sexta: 09h às 15h
O NOSSO ATENDIMENTO TELEFÔNICO NÃO ESTARÁ DISPONÍVEL AS QUINTAS FEIRAS

contato@proamiti.com.br / proamiti.secretaria@gmail.com

(C) 2015 AMITI - Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso - Todos os direitos reservados.