PROGRAMA AMBULATORIAL INTEGRADO DOS TRANSTORNOS DO IMPULSO (PRO-AMITI)

Como surgiu o PRO-AMITI

No ano de 2004, durante o Congresso Brasileirode Psiquiatria em Salvador, se reuniram para um curso de transtornos do impulso os Drs. Táki A. Cordás, Aderbal de Castro Vieira, Hermano Tavares, Arthur Guerra de Andrade todos do Instituto de Psiquiatria da USP, além do Dr. Paulo Dalgalarrondo do Departamento de Psiquiatria da UNICAMP e do convidado internacional Dr. Marc Potenza de Yale.

Na ocasião constatamos que nossos ambulatórios no Instituto de Psiquiatria da USP compartilhavam um contigente de pacientes que preenchiam critérios para múltiplos diagnósticos, todos caracterizados por extrema impulsividade, como por exemplo uma paciente que já havia sido tratada sem sucesso por bulimia nervosa, dependência de álcool e Transtorno do Jogo.

Esses pacientes pareciam escolher o ambulatório em que iriam se tratar em função do tamanho da fila de espera, pois eles verdadeiramente preencheriam critérios para algum transtorno.

Isto resultou para a maioria deles em tratamentos parciais que não foram capazes de abranger toda complexidade dos seus sintomas. Além disso, outras síndromes impulsivas permaneciam sem atenção ambulatorial específica como: tricotilomania, cleptomania e compras compulsivas.

Surgiu, então, a idéia de criarmos um espaço para os pacientes multi-impulsivos, para as síndromes impulsivas menos estudadas (mas não menos frequentes) e sim, porque não, para exploração de comportamentos cuja descrição atual ainda é incipiente: amor excessivo (ou amor patológico), compulsão por Internet e video-game.


Nome do Profissional

Formação

Linha de Pesquisa

COORDENAÇÃO GERAL
Hermano Tavares
CRM: 75.471
Psiquiatra Graduação em Medicina pelo IPq-HC-FMUSP. Residência no IPq-HC-FMUSP. Professor Associado Livre-Docente. Coordenador do
PROGRAMA AMBULATORIAL INTEGRADO DOS TRANSTORNOS DO IMPULSO (PRO-AMITI) e do Programas Ambulatorial do Transtorno do Jogo (PRO-AMJO) do IPq-HC-FMUSP.
(Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/6074429593047006)
AMOR PATOLÓGICO E CIÚME EXCESSIVO
Andrea Lorena Stravogian (coordenadora)
CRP: 06/79450
Psicóloga Graduação em Psicologia. Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP. Neuropsicóloga pelo CEPSIC-HC-USP. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo AMBAN-IPq-HCFMUSP. Especialista em Dependência Química pela UNIFESP.
(Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6612382238233445)
Artur Kaufman
CRM:17.274
Psiquiatra Graduação em Medicina. Mestrado e Doutorado em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP. Médico Nutrólogo pela Associação Brasileira de Nutrologia. Docente de Psiquiatria e Psicologia médica do IPq-HC-FMUSP. Supervisor do Programa para Amor Patológico e Ciúme Excessivo do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP.
(Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7421750798909648)
Cintia Cristina Sanches
CRP: 06/96093
Psicóloga Graduação em Psicologia pela Universidade do Grande ABC. Psicóloga Clínica, Psicodramatista pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama - ABPS. Colaboradora do Programa para Amor Patológico e Ciúme Excessivo do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP.
(Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/5365333403806092)
Cristiane Maluhy Gebara
CRP: 06/35964
Psicóloga Graduação em Psicologia. Mestrado em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em Medicina Comportamental pela UNIFESP. Supervisora do Programa para Amor Patológico e Ciúme Excessivo do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP.
(Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/0534758573620027)
Fabiana Komai Unruh Monicci
CRP: 06/42098-7
Psicóloga Graduação em Psicologia pela PUC-SP. Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos pela UNIP. Especialização em Terapia Cognitiva Comportamental em Saúde Mental pelo AMBAN - IPq-HC-FMUSP. Colaboradora do Programa para Amor Patológico e Ciúme Excessivo do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP.
(Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/5126160790950717)
Francisco MoraesCRP: 06/135209 Psicólogo Psicólogo pela USP (2016). Psicólogo pelo IP-USP. Mestre em Ciências pela USP. Colaborador do Programa para Amor Patológico e Ciúme Excessivo do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP
(Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/9649651439583532)
Marina Vasconcellos
CRP: 06/35.300-0
Psicóloga Graduação em Psicologia pela PUC/SP, Especialista em Psicodrama Terapêutico pelo Instituto Sedes Sapientiae; Terapeuta de casais e famílias pela UNIFESP; Colaboradora do Programa para Amor Patológico e Ciúme Excessivo do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP
(Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1260676777252347 )
AUTOMUTILAÇÃO
Edson Luiz Toledo
(Coordenador)
CRP/06-27139
Psicólogo Graduação em Psicologia. Mestrado pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em Psicologia Hospitalar pela UNISA. Especialista em terapia cognitivo-comportamental pelo IPq-HC-FMUSP.
(Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/8388571452905546)
Enilde de Togni Muniz
CRP/06-37124-6
Psicóloga Graduação em Psicologia. Pós-graduação em psicossomática pelo IBEHE. Especialista em Psicologia Hospitalar. Especialista em Terapia Cognitiva pelo ITC. Colaboradora do Programa de Tricotilomania e do Programa de Automutilação do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP.
 (Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/0598393206159550)
Meire Xavier Fontes
CRP/06-43209
Psicóloga Graduação em Psicologia pela FMU/SP. Especialização em Psicologia Clínica e Escolar. Formação em Psicoterapia Cognitiva Comportamental pelo IPq-HC-FMUSP. Formação em Transtornos do Controle do Impulso pelo IPq-HC-FMUSP. Colaboradora do Programa de Automutilação do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP.
 (Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/0598393206159550)
CLEPTOMANIA
Aparecida Rangon Christianini
(Coordenadora)
CRP:06/74286
Psicóloga Graduação em Psicologia pela Uni FMU. Colaboradora do Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares AMBULIM.
Daniela Bertoni<
CRP: 06/57052-7/td>
Psicóloga Graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco. Pós Graduação em Transtornos Alimentares e Obesidade pela FMABC; Especialista em transtornos alimentares pelo AMBULIM IPq-HC-FMUSP. Especialista em Psicologia Cognitivo-Comportamental pelo ITC. Colaboradora do Programa para Cleptomania do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP
Maria do Carmo Medeiros de Oliveira
CRP: 06/71501
Psicóloga Graduação em Psicologia pela Uni FMU. Pós-Graduação em Psicossomática pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde. Especialista em neuropsicologia e em transtornos alimentares pelo AMBULIM do IPq-HC-FMUSP. Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva pelo Núcleo de Desenvolvimento da Aprendizagem. Colaboradora do Programa para Cleptomania do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP
COMPRAS COMPULSIVAS
Ana Maria Carlstron
Andrade Vasconcellos
Psicóloga Graduação em Psicologia pela Universidade Paulista – UNIP. Especialista em Terapias Cognitivas pela Escola Cognitiva Scientia. Formação em Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) IPQ-FMUSP. Colaboradora do Programa para Compradores compulsivos do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP
Ana Maria Sanches
Ramos da Silva
CRP 06/146199
Psicóloga Graduação em Psicologia pela Universidade Paulista – UNIP. Especialista em Terapias Cognitivas pela Escola Cognitiva Scientia. Formação em Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) IPQ-FMUSP. Colaboradora do Programa para Compradores compulsivos do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP.
Cleide Maria Bartholi Guimarães
CRP 06/27867
Psicóloga Graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em Psicologia Clínica (PUC-SP). Especialista em terapia de casal e família. Instrutora certificada de Mindfulness pelo Mente Aberta – UNIFESP. Colaboradora do Programa para Compradores Compulsivos do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP
 (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1667252549317972)
Marinalva Gonçalvez Requião
CRP 06/118243
Psicóloga Graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Formação em terapia cognitivo comportamental pelo Amban. Formação em Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) IPQ-FMUSP. Colaboradora do Programa para Compradores Compulsivos do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP.
(Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5331625679067677)
Marcelo Gonçalves
CRP 06/118243
Psicóloga Graduação em Psicologia. Especialista em Terapias Cognitivas pelo Alimentares pelo AMBULIM. Formação em Terapia Focada em Esquemas pelo Wainer Psicologia/ISST/NJ. Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética pelo The Linehan Institute-Behavioral Tech. Formação em Transtornos do Impulso pelo AMITI-IPQ-HCFMUSP. Professor universitário e supervisor de estágio clínico na UNIP. Colaborador do Programa para Compradores Compulsivos do do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP
(Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5414655247313143)
Renata Fernandes
Maransaldi
CRP 06/78140
Psicóloga Graduação em Psicologia. Especialista em Terapias Cognitivas pelo Instituto de Psiquiatria HC-FMUSP. Formação em Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) IPQ-FMUSP. Terapeuta Cognitiva certificada pela Federação Brasileira de Terapia Cognitiva - FBTC. Colaboradora do Programa para Compradores Compulsivos do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP
(Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9116687896304974 )
Sonia Maria Estacio Ferreira
CRP 06/55037-7
Psicóloga Graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Universidade de Araraquara, Hipnoterapia Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson de Campinas, Dependência Química e Entrevista Motivacional pelo GREA do IPq-HC. Formação em Psicossomática pelo Associação Brasileira de Medicina Psicossomática-região São Paulo, EMDR pelo Espaço da Mente, Formação em transtornos do Controle do Impulso pelo AMITI do IPq HC, em Terapia Focada em Esquemas de Jeffrey Young pela Wainer Psicologia. Colaboradora do Programa para Compradores Compulsivos do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP.
(Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/3563669632136270)
Tânia Mara Mariano Couto
CRP- 06.92796
Psicóloga Graduação em Psicologia pela FAME/MG. Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP/SP. Especialista em Terapias Cognitivas pelo Ambulim .Formação em Transtornos do Controle do Impulso pelo IPq-HC FMUSP. Formação em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC-BR. Formação em Psicoterapia Breve Estratégica e Sistêmica (ABRANGENTE Instituto de Terapia Breve – BH/MG).Colaboradora do Programa para Compradores Compulsivos do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP.
Tatiana Zambrano
Filomensky
CRP: 06/66217
Psicóloga Graduação em Psicologia. Mestrado pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em Terapias Cognitivas. Coordenadora do Programa para Compradores Compulsivos do Programa Ambulatorial dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP.
Dependências Tecnológicas
Carla Cavalheiro
Moura
CRP: 06/38929-8
Psicóloga Graduação em Psicologia. Pós graduada em Saúde Mental da infância e adolescência; orientadora profissional; Formação em Transtornos do Impulso pelo IPq-HCFMUSP. Colaboradora do Programa de Dependência Tecnológica do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP
Cornelia Belliero
CRP:06/111663
Psicóloga Graduação em Psicologia. Especialista em psicologia hospitalar e da saúde, Formação em Transtornos do Impulso pelo IPq-HCFMUSP. Colaboradora do Programa de Dependência Tecnológica do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP.
Cristiano Nabuco
(Coordenador)
CRP: 06/28039
Psicólogo Graduação em Psicologia. Mestrado pela PUC/SP; Doutorado pela Universidade do Minho (Portugal) e Pós-Doutorado pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Aprimoramento em EFT pela Universidade de York (Canadá).Coordenador do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP
Dora Sampaio Góes
CRP:06/42400-2
Psicóloga Graduação em Psicologia. Especialista em Terapia Cognitiva pela Federação Brasileira de Psicoterapias Cognitivas (FBTC). Colaboradora do Programa de Dependência Tecnológica do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Controle do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP
Felipe Botelho Psicólogo Psicólogo graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em Transtornos do Impulso pelo IPq-HCFMUSP. Psicólogo cognitivo comportamental pela Cognitiva Scientia. Profissional do Grupo de Dependências Tecnológicas do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso (Pró-Amiti) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Luciana Bezerra Alves  Psicóloga Psicóloga Clínica com especialização em Psicoterapia de Casal e Família (SEDES), ministrou aulas de psicologia e filosofia por 10 anos. Especialização em Transtornos do Controle dos Impulsos IPq-HCFMUSP. Coautora de capítulos de livros sobre Dependências Tecnológicas. Atua na área clínica com adolescentes, adultos, casais e famílias nos atendimentos presenciais e online. Profissional do Grupo de Dependências Tecnológicas do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso (Pró-Amiti) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Dr. Rodrigo Menezes Machado  Psiquiatra Psiquiatra, graduado em Medicina pela Universidade Cidade de São Paulo no ano de 2010. Fez residência médica em Psiquiatria pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e tem título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Profissional do Grupo de Dependências Tecnológicas do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso (Pró-Amiti) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Sylvia Van Enck Meira Psicóloga Psicóloga Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC-SP), Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Terapia Familiar e de Casal pela PUC-SP, Terapeuta Comunitária pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua em consultório particular. Coautora de artigos científicos e capítulos de livros sobre Dependências Tecnológicas e Terapia Familiar. Palestrante em instituições de ensino, associações e entrevistas na mídia impressa, digital e televisiva. Profissional do Grupo de Dependências Tecnológicas do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso (Pró-Amiti) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, desde 2007.
(Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/6062518678437834)
ENTREVISTA MOTIVACIONAL
Ana Maria Carlstron
Andrade Vasconcellos
Psicóloga Graduação em Psicologia pela UNISANTOS, Pós-Graduada em Psicodrama Psicoterapêutico pela FEBRAP, Especialista em Diagnose e Terapia de Stress e Psiconeuroimunologia, Formação em Entrevista Motivacional e Transtorno do Impulso pelo Instituto de Psiquiatra da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HC-FMUSP). Colaboradora do Programa para Compras Compulsivas e Entrevista Motivacional do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP. Formação em Terapia Focada em Esquemas pela Wainer, Porto Alegre, RGS.
Sonia Maria Estacio Ferreira Psicóloga Graduada e Licenciada em Psicologia pela Universidade São Marcos. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Universidade de Araraquara, Psicoterapia Breve Psicodinâmica pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicoterapia Breve, Hipnoterapia Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson de Campinas, Dependência Química e Entrevista Motivacional pelo GREA do IPq-HC. Com formação em Psicossomática pelo Associação Brasileira de Medicina Psicossomática-região São Paulo, EMDR pelo Espaço da Mente- reconhecido pela Associação Brasileira de EMDR, em transtornos do Controle do Impulso pelo AMITI do IPqHC, em Terapia Focada em Esquemas de Jeffrey Young pela Wainer Psicologia. Atualmente psicóloga coordenadora do programa de Entrevista Motivacional do Ambulatório do Transtorno do Controle do Impulso (AMITI) e colaboradora do Programa do Ambulatório do Transtorno do Controle do Impulso (AMITI) em Oniomania, do IPq-HC-FMUSP-Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
(Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/3563669632136270)
Tânia Mara Mariano Couto Psicóloga Graduação em Psicologia com ênfase em Saúde pela FAME/MG. Título de Especialista em Psicologia Clínica reconhecido pelo CRP/SP. Especialista em Terapias Cognitivas pelo Instituto de Psiquiatria IPq-HC FMUSP. Formação em Transtornos do Controle do Impulso pelo IPq-HC FMUSP. Formação em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC-BR. Formação em Psicoterapia Breve Estratégica e Sistêmica (ABRANGENTE Instituto de Terapia Breve – BH/MG). Pós-Graduação em Dor e Inflamação pela Unyleya-DF (previsão de término maio/2021). Psicóloga Clínica Colaboradora do Programa para Compradores Compulsivos e Entrevista Motivacional do Programa Ambulatorial dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) e do Programa Ambulatorial do Transtorno do Jogo (PRO-AMJO) do IPq-HC FMUSP.
Transtorno de Escoriação (Skin Picking)
Daniel C. R. Gulassa
(Coordenador)
Psicólogo Graduação em Psicologia pela PUC-SP. Mestrado pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em Psicodrama pela PUC-SP e Psicodramatista Didata Supervisor pela SOPSP. Docente no curso de formação em Psicodrama da SOPSP. Coordenador do Programa para Transtorno de Escoriação do Programa Ambulatorial dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do Ipq-HCFMUSP. Supervisor clínico do Programa de Recaídos de Jogos no Programa de Jogo Patológico (PRO-AMJO) do Ipq-HCFMUSP.
  (Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/3238073149221515)
Maria Lucia Orlandi
martins Pereira
Psicóloga Graduação em Psicologia pela UNIP e em Farmácia e Bioquímica pela USP. Terapeuta Familiar pelo Instituto Sistemas Humanos. Colaboradora do Programa de Transtorno de Escoriação no Programa Ambulatorial dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do Ipq-HCFMUSP. Colaboradora do Programa de Recaídos de Jogos no Programa de Jogo Patológico (PRO-AMJO) do Ipq-HCFMUSP.
  (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3274554091460945)
Sandra Aparecida
de Faria Villela
Psicóloga Graduação em Psicologia pela UNIP. Pós-graduanda em Terapia do Esquema pelo Wainer Psicologia e Terapia Cognitivo. Colaboradora no Programa de Transtorno de Escoriação do Programa Ambulatorial dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do Ipq-HCFMUSP. Colaboradora do Programa de Recaídos de Jogos no Programa de Jogo Patológico (PRO-AMJO) do Ipq-HCFMUSP.
  (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9998417085828655)
DEPENDÊNCIA DE COMIDA
Cristiane Ruiz Durante Nutricionista Pós-graduação em nutrição ortomolecular com extensão em Nutrigenômica. Colaboradora do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos de Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP.
(Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/8959411744911515)
Daniela Pereira Psicóloga Especialista e Proficiente em Terapia Cognitivo Comportamental e Terapia dos Esquemas. Colaboradora do Programa de Dependência de Comida do Ambulatório dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP.
Edgar Oliveira Médico Residência Médica em Psiquiatra. Formação em Terapia Cognitiva-Comportamental e em Transtornos do Impulso. Coordenador do Programa de Dependência de Comida do Ambulatório dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP.
Fátima Vasques Psicóloga Especialista em Terapia cognitiva Comportamental e Terapia dos Esquemas. Supervisora do Programa de Dependência de Comida do Ambulatório dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP.
Janice Rico Cabral Psicóloga Especialista em Terapia Psicomotora, Terapia Cognitiva e Terapia dos Esquemas. Instrutora de Mindfulness Qualidade de Vida (MBSR) e Mindful Eating. Colaboradora do Programa de Dependência de Comida do Ambulatório dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP.
(Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0777330571802273)
Paula Sanches Bernstein Nutricionista Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário Padre Anchieta. Pós Graduada em Fisiologia, Bioquímica e Nutrição Aplicada ao Esporte pela Faculdade MetroCamp. Aprimoramento Interdisciplinar em Transtornos Alimentares pelo IPq - HC FMUSP. Nutricionista Clínica e colaboradora do Programa para Transtorno do Controle do Impulso (PRO-AMITI) no Ambulatório de Dependência de Comida e do Programa Ambulatorial do Transtorno do Jogo (PRO-AMJO) do IPq- HC FMUSP.
Lenice Reggiani Psicóloga Especialista em Dependência Química, em Terapia Cognitivo-comportamental e Terapia do Esquema. Colaboradora do Ambulatório do Jogo (PRO-AMJO) e do Programa de Dependência de Comida do Ambulatório dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP.
IMPULSO SEXUAL EXCESSIVO
Bruna Messina Psicóloga Graduação em Psicologia. Mestre pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em Neuropsicologia. Colaboradora do Programa para Impulso Sexual Excessivo do Programa Ambulatorial dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP.
(Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/0842081306218465)
Marco de Tubino Scanavino
(Coordenador)
Psiquiatra Graduação em Medicina. Médico Assistente do IPq-HC-FMUSP. Responsável pelo Ambulatório de Impulso Sexual Excessivo e de Prevenção aos Desfechos Negativos associados ao Comportamento Sexual (AISEP). Colaborador do Pro-AMITI. Professor Colaborador do Departamento de Psiquiatria da IPq-HC-FMUSP. Orientador de Pós Graduação da IPq-HC-FMUSP. Membro da Comissão de Pesquisa da IPq-HC-FMUSP.
 (Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/0164156685942238)
NEUROPSICOLOGIA
Danielle Rossini Dib
(Coordenadora)
Psicóloga Graduação em Psicologia pela UniFMU. Mestrado em Ciências pelo IPq-HC-FMUSP. Colaboradora do sistema de triagem do Programa Ambulatorial dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP. Coordenação da área de neuropsicologia e do projeto de transtorno afetivo bipolar. Assistente de coordenação e supervisora em cursos de Neuropsicologia e Reabilitação neuropsicológica pelo Centro Nacional de Cursos de Especialização (Cenaces).
(Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/2711989333315254)
Elizabeth Prado Teixeira Psicóloga Graduação em Psicologia. Colaboradora do sistema de triagem do Programa Ambulatorial dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP.
PSIQUIATRIA
Antonio Marcelo Cabrita de Brito Psiquiatra Graduação em Medicina. Mestre em Ciências pela FMUSP. Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Colaborador do Programa Ambulatorial dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) e do Programa Ambulatorial do Transtorno do Jogo (PRO-AMJO) do IPq-HC-FMUSP.
 (Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/9525259029487256
Edgar Oliveira Psiquiatra Graduação em Medicina. Residência em Psiquiatria. Colaborador do
PROGRAMA AMBULATORIAL INTEGRADO DOS TRANSTORNOS DO IMPULSO (PRO-AMITI) e do Ambulatório do Transtorno do Jogo (PRO-AMJO) do IPq-HC-FMUSP.
Rafael N. Freire Psiquiatra Graduação em Medicina pela PUC-PR. Residência Médica em Psiquiatria pela PUC-Campinas. Membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria. Colaborador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica (NUFOR) e do
PROGRAMA AMBULATORIAL INTEGRADO DOS TRANSTORNOS DO IMPULSO (PRO-AMITI) do IPq - HCFMUSP.
Vitor Vincenzo Silva Tancredi Psiquiatra Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Campos-RJ. Residência em Psiquiatria pelo Hospital Municipal do Campo Limpo - SP. Colaborador e coordenador de Pesquisas do Programa Ambulatorial dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) e do Programa Ambulatorial do Transtorno do Jogo (PRO-AMJO) do IPq-HC-FMUSP.
TRANSTORNO DO JOGO
Débora Gonçalves Psicóloga Clínica CRP 06/50551 Graduada em Psicologia e Pós Graduada em Psicanálise com formação em Transtorno do Impulso, pelo IPq-HC/FMUSP; em Teoria Cognitiva Comportamental pelo AMBAM/IPq-HC/FMUSP; como Psicologia Clínica atua em consultório próprio e como Colaboradora do Programa Ambulatorial do Transtorno do Jogo (PRO-AMJO) do IPqHC/FMUSP.
Dulcinéia Bastos Duarte Psicóloga Clínica CRP 06/101 694 - Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento. Pós-graduação em Neurociência e Psicologia Aplicada (Mackenzie), e em Terapias Cognitivas (Cognitiva Scientia). Formação em Transtornos do Controle do Impulso pelo IPq-HC FMUSP. Colaboradora do Programa Ambulatorial dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) e do Transtorno do Jogo (PRO-AMJO) do IPq-HC FMUSP.
Ilka Bethania Santiago Nagasako Psicóloga Graduada em Psicologia pela UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP), com especialização em Psicologia Cognitivo Comportamental pelo Instituto Neurológico de São Paulo (INESP). Formação (teoria e prática) em Transtornos do Controle de Impulso pelo IPq-HC/FMUSP. Atua como psicóloga clínica em consultório próprio e como voluntária no Ambulatório do Transtorno do Jogo ((PRO-AMJO) do IPq-HC/FMUSP.
Luiza Konno Henriques Psicóloga Clínica Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental chancelado pelo Conselho Regional de Psicologia - SP. Terapeuta Cognitivo Comportamental pelo (ITC - Instituto de Terapia Cognitivo). Curso de Formação (teoria e prática) em Transtorno do Controle de Impulso/IPq-HC-FMUSP. Colaboradora do Programa para Transtorno do Controle de Impulso, no Ambulatório do Transtorno do Jogo (PRO-AMJO) do IPq-HC-FMUSP.
Márcia Pilão Psicóloga Clínica CRP 05/50549 - Mestre e Graduada em Psicologia e em Pedagogia; Pós-graduada em Psicopedagogia e Terapia Familiar Sistêmica e de Casal; com formação em Transtorno do Impulso, pelo IPq-HC/FMUSP, em Teoria Cognitiva Comportamental pelo AMBAM/IPq-HC/FMUSP e colaboradora do Programa Ambulatorial do Transtorno do Jogo (PRO-AMITI\AMJO) do IPq\HCFMUSP.
Tânia Mara Mariano Couto Psicóloga Psicóloga Clínica. CRP/SP 06.92796 / Graduação em Psicologia com ênfase em Saúde pela FAME/MG. Título de Especialista em Psicologia Clínica reconhecido pelo CRP/SP. Especialista em Terapias Cognitivas pelo Instituto de Psiquiatria IPq-HC FMUSP. Formação em Transtornos do Controle do Impulso pelo IPq-HC FMUSP. Formação em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC-BR. Formação em Psicoterapia Breve Estratégica e Sistêmica (ABRANGENTE Instituto de Terapia Breve – BH/MG). Pós-Graduação em Dor e Inflamação pela Unyleya-DF (previsão de término maio/2021). Psicóloga Clínica Colaboradora do Programa para Compradores Compulsivos e Entrevista Motivacional do Programa Ambulatorial dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) e do Programa Ambulatorial do Transtorno do Jogo (PRO-AMJO) do IPq-HC FMUSP.
TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDELINE - APENAS PARA PACIENTES JÁ EM TRATAMENTO NO AMBULATÓRIO.
Ricardo Asensio Rodriguez Psicólogo Graduação em Psicologia, Especialista em Terapias Cognitivas e Neuropsicologia pelo IPq- FMUSP. Aprimoramento em Saúde Mental pelo CAISM - Centro de Atenção Integrada a Saúde Mental da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Aperfeiçoamento em Neuropsicologia na Instituição Psiquiátrica no IPq HCFMUSP. Coordenador do Grupo de Atendimento ao Paciente Impulsivo com Transtorno de Personalidade Borderline do
PROGRAMA AMBULATORIAL INTEGRADO DOS TRANSTORNOS DO IMPULSO (PRO-AMITI) do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP.
 (Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/9112885638816073)
TRANSTORNO EXPLOSIVO INTERMITENTE - TEI
Carolina Farias
da Silva Bernardo
Psicóloga Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista e Proficiente em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), Especialista em Psicologia Jurídica e em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização. Certificada pelo Beck Institute em TCC aplicada aos estresse pós-traumático e em ensino e supervisão em TCC. Colaboradora do grupo de Transtorno Explosivo Intermitente do PRO - AMITI da FMUSP. Sócia-fundadora do Centro de Terapia Cognitiva Veda.
(Curriculo Lattes: https://lattes.cnpq.br/0970151845897888)
Deisy Emerich-Geraldo Psicóloga Graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Mestrado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Docente em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia. Colaboradora do Programa para o Transtorno Explosivo Intermitente do Programa do Ambulatório dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP.
(Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/7365392775901501)
Juliana Morillo Psicóloga Graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em terapia comportamental cognitiva pela USP. Especialista em terapia familiar e de casal pela PUC-SP. Colaboradora do Programa para o Transtorno Explosivo Intermitente do Programa do Ambulatório dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP.
(Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/0223442815746381)
Liliana Seger
(Coordenadora)
Psicóloga Graduação em Psicologia. Doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Mestrado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Especialista em Psicologia Clinica e Psicologia Hospitalar pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Especialista em Terapias Cognitivas pela FBTC. Coordenadora do Programa para o Transtorno Explosivo Intermitente do Programa do Ambulatório dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP.
(Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/1614298101193576)
TRICOTILOMANIA
Edson Luiz Toledo
(Coordenador)
Psicólogo Graduação em Psicologia. Mestrado pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em Psicologia Hospitalar pela UNISA. Especialista em terapia cognitivo-comportamental pelo IPq-HC-FMUSP. Supervisor de Terapia Cognitiva na Universidade Paulista – UNIP. Coordenador do Programa para Tricotilomania do Programa do Ambulatório dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP. Colaborador no Programa de Transtornos Alimentares (PRO-AMBULIM) do IPq-HC-FMUSP.
(Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/8388571452905546)
Enilde de Togni Muniz Psicóloga Graduação em Psicologia. Pós-graduação em psicossomática pelo IBEHE. Especialista em Psicologia Hospitalar. Especialista em Terapia Cognitiva pelo ITC. Colaboradora do Programa para Tricotilomania do Programa do Ambulatório dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do IPq-HC-FMUSP.
 (Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/0598393206159550)
Meire Xavier Fontes Psicóloga Graduação em Psicologia pela FMU/SP com especialização em Psicologia Clínica e Escolar. Especializando em "Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto" pela USCS. Formação em Psicoterapia Cognitiva Comportamental pelo IPq-HC-FMUSP. Formação em Transtornos do Controle do Impulso pelo IPq-HC-FMUSP. Colaboradora do Programa Ambulatorial do Transtorno do Jogo e do Programa para Tricotilomania e Automutilação do Programa do Ambulatório dos Transtornos do Impulso do IPq-HC-FMUSP.
 (Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/0598393206159550)
 


PRO-AMITI
Serviço do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

R. Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 - Cerqueira César
São Paulo/SP - Brasil - CEP 05403-903

+ 55 11 2661-7805

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO:
Segunda até quarta: 10h às 16h - Sexta: 09h às 15h
O NOSSO ATENDIMENTO TELEFÔNICO NÃO ESTARÁ DISPONÍVEL AS QUINTAS FEIRAS

POR FAVOR AO ENVIAR E-MAILS TENTE DIRECIONAR PARA O GRUPO/TRANSTORNO ESPECIFICO.

(C) 2015 AMITI - Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso - Todos os direitos reservados.