Cleptomania
A cleptomania caracteriza-se pela incapacidade de resistir ao impulso de furtar objetos desnecessários para uso pessoal ou de baixo valor monetário.
Algumas pessoas podem desejar os itens furtados, utilizá-los ou mesmo colecioná-los e, ainda, às vezes tentar devolvê-los de maneira discreta. Por medo, vergonha e embaraço os indivíduos demoram muitos anos para procurar ajuda profissional, o que pode tornar o problema crônico. A cleptomania ocasiona profundo sofrimento pessoal, problemas legais e sociais, com consequências matrimoniais e comprometimento profissional.
A Cleptomania deve ser diferenciada do furto intencional ou inadvertido (planejado ou impulsivo), que é deliberado e motivado pela utilidade do objeto e valor. O diagnóstico não é feito a menos que outros aspectos característicos da Cleptomania também estejam presentes.
Critérios Diagnósticos segundo o DSM-5
-
Falha recorrente em resistir a impulsos de furtar objetos desnecessários para o uso pessoal ou destituído de valor monetário.
-
Sentimento de tensão aumentada imediatamente antes da realização do furto.
-
Prazer, satisfação ou alívio no momento de cometer o furto.
-
O furto não é cometido para expressar raiva ou vingança, nem ocorre em resposta a um delírio ou a uma alucinação.
-
O furto não é melhor explicado por um transtorno de conduta, um episódio maníaco ou um transtorno de personalidade antissocial.
Reflita
Você sente um desejo irresistível de furtar objetos que não precisa e que até poderia comprar?
Você gasta muitas horas pensando nos itens que furtou ou recordando as situações que envolveram o furto? Isso diminui sua atenção e concentração, chegando a atrapalhar seu desempenho, por exemplo, no trabalho, na escola, etc?
Você pensa em parar com o comportamento de furto. Promete a si mesmo que não vai mais fazer isso, mas não consegue se controlar?
Você chega a se isolar dos familiares e amigos por causa desse comportamento?
Tipos de tratamentos oferecidos pelo PRO-AMITI
-
Acompanhamento psiquiátrico individual.
-
Psicoterapia em grupo e individual desenvolvida num programa estruturado em 20 semanas consecutivas, complementado por um processo de manutenção de mais 5 semanas.